Controle de recursos – CloudLinux

Postado em 7/12/2011 em Tecnologia

Divulgamos há alguns dias o CloudLinux como nosso novo serviço. Então nada melhor que explicar detalhadamente sobre este serviço tão prático e moderno, não é mesmo? O CloudLinux é um sistema operacional feito para melhorar as hospedagens de sites e para mostrar suas novidades bacanas, preparamos este material para mostrar como acessar a funcionalidade de verificação de uso dos recursos do CloudLinux no seu painel de controle.
Uma explicação prévia
Como o CloudLinux separa cada uma das contas do servidor nas chamadas LVE’s, ou seja, nós separados com capacidade de uso de recursos limitada por cada domínio, sites que enfrentam lentidão poderão avaliar qual dos recursos está sendo utilizado através da função que mostraremos a seguir, que está disponível na conta cPanel do usuário final.É importante lembrar que, com a adoção do CloudLinux nos servidores da Brasil Web Host, foi possível termos um controle ainda maior das aplicações hospedadas dentro dos servidores. A auditoria primária, principalmente a que se refere a processos de suspensão de contas que utilizam recursos em excesso e/ou atrapalham dolosamente o uso do servidor é feita diretamente pelos módulos disponíveis dentro do CloudLinux, além de scripts e soluções próprias confeccionadas pela nossa equipe. Isto quer dizer que, antecipadamente a qualquer suspeita de indisponibilidade do servidor como um todo, é necessário que um acesso seja feito a conta em questão (através do cPanel) para analisar se não está havendo sobrecarga do uso dos recursos a ela dedicada, conforme mostraremos abaixo. Quando uma conta atinge o limite estabelecido pelo CloudLinux para qualquer um dos recursos do servidor, será percebida uma lentidão no website, ocasionada intencionalmente pelo sistema para que outros sites hospedados no mesmo servidor não sejam afetados. A lentidão ocorre por conta da menor prioridade que o CloudLinux dá ao site por conta do estouro do limite dos recursos, seja de CPU, memória, processos, etc. O website voltará ao normal automaticamente de acordo com a diminuição de uso dos recursos que foram definidos para a conta.
Mãos à massa: Verifique o uso de recursos da sua conta
O cPanel possui nativamente um controle do uso de recursos que mostra o quanto de espaço em disco a conta possui, a quantidade de domínios e subdomínios criados, o tráfego utilizado, dentre outros dados. Com o CloudLinux é possível acompanhar em tempo real o uso dos recursos dentro da máquina. Para nos acompanhar nas opções, acesse o cPanel de sua conta. Se você utiliza o tema X3 (o mais utilizado), deverá ver um menu lateral esquerdo como este:

É possível observar em tempo real os recursos que estão sendo utilizados pela sua conta de hospedagem ou revenda. Neste caso, estávamos utilizando 4% da CPU dedicada à nossa conta, bem como 1 processo dos 20 disponíveis para nossa utilização. Além deste resumo, é possível visualizarmos detalhadamente a utilização. Para isso, localize a opção “Resource Usage” na home do seu cPanel:

Ao clicar sobre ela, automaticamente o sistema lhe mostrará se houve algum abuso no uso dos recursos disponíveis para a sua conta nas últimas 24 horas. No caso de não haver problema, você visualizará a seguinte mensagem:

Agora, clique sobre a opção “[Details]” para visualizar os gráficos atualizados em tempo real sobre o uso dos recursos. Ao clicar no link, será possível observar um log que pode ser conferido entre os últimos 10 minutos de atividade do servidor ou até 30 dias atrás. Além disso, há um histórico detalhado sobre o uso de cada um dos recursos, além de você poder conferir o limite designado para a sua conta (a linha azulada):

Bacana, não é mesmo? Agora você já sabe como conferir o uso de recursos que os seus sites e scripts consomem do servidor, o que poderá te ajudar a aprimorar ainda mais os sistemas que utiliza, além de saber exatamente o consumo de cada uma de suas contas.
Clientes de VPS e Dedicados
Nossos clientes que utilizam Servidores VPS e Servidores Dedicados com o CloudLinux como sistema operacional já têm esta funcionalidade ativa por padrão e seus clientes também poderão se beneficiar da tecnologia de LVE’s do poderoso sistema operacional!